"O vento não sopra a favor de quem não sabe para onde ir, nunca é tarde pra começar."
Desde pequeno, sonhava em fazer curso superior, mas como nasci em família humilde, as possibilidades eram poucas. Tentei ajuda com um empresário, mas ele afirmou que gente pobre e da roça jamais teria diploma. Isso foi destruindo meus sonhos aos poucos, mas eu não desisti.
Segui a vida trabalhando, constituí uma linda família, mas o sonho se tornava, cada dia mais, distante da minha realidade. Não poderia acompanhar aulas presenciais, por exemplo, pois meu trabalho exige muito do meu tempo, sem contar a minha família. Foi aí que meu cunhado, que cursa Educação Física no Claretiano há dois anos, me falou sobre a instituição e sobre os cursos a distância que são oferecidos, além de ter um polo perto de mim, em Diamantina, Minas Gerais. Naquele momento, vi que meu sonho se realizaria.
Entrei em contato com o polo e falei com a Mara, muito educada e carismática, que me passou todas as informações necessárias para que eu ingressasse na faculdade e, no segundo semestre de 2015, me tornei aluno do Claretiano.
Iniciei o curso e mal sabia mexer em computador, mas graças às pessoas próximas a mim, aprendi a usar a Sala Virtual. Tive problemas durante o processo, pois além das dificuldades para estudar e o volume de trabalho, minha filha, na época com cinco anos de idade, sentiu falta da atenção do pai. Quase desisti, por ver aquela situação, mas lembrei o quanto foi difícil começar e o quanto queria aquilo, por isso, tive força e dedicação para administrar todas as partes da minha vida. Comecei a me exercitar, a ter tempo para todas as minhas atividades e isso deu uma guinada em minha vida. Hoje, consigo me organizar bem, tenho horário para estudar, para treinar, para cuidar da minha filha e da minha família e trabalhar para o seu sustento.
Apesar de tímido, participei do ENCIC - Encontro Nacional Claretiano de Iniciação Científica, e isso me fez crescer, ainda mais, como estudante e profissional. Nesse ano, me formo em Gestão Ambiental e já tenho planos para continuar estudando.
O Claretiano mudou tudo em minha vida, me fez diferente, mais seguro em minhas decisões, não apenas na faculdade. Em meu trabalho, graças ao curso superior, participo de reuniões e coloco em prática o que aprendo em aula. Com o Claretiano eu aprendi que somos capazes de tudo e mais um pouco, e que isso só depende de nós. O vento não sopra a favor de quem não sabe para onde ir, nunca é tarde pra começar.